Ao mostrar dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc), sobre a taxa de desemprego no país, o vereador Fábio chamou a atenção para os dados relativos a Aracaju, onde cerca de 44,7% dos que estão fora do mercado de trabalho têm entre 18 e 39 anos de idade. Quando é considerada a faixa etária entre 14 e 17 anos, esse índice chega a 81,8%.
“É um dado alarmante. O desemprego é o responsável por uma série de outros problemas de ordem social”, afirmou o parlamentar, ao falar sobre o tema, na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju, na manhã desta quarta-feira (12). Ele demonstrou preocupação com esse dado, mesmo salientando que houve uma melhora nos indicadores econômicos, comparando-se com o último trimestre de 2018.
Segundo os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil cerca de 13,5 milhões de desempregados. Só na região Nordeste, essa quantidade é de 3,7 milhões e Sergipe conta com 163 mil pessoas sem ocupação laboral. O número é maior que a registrado no último trimestre de 2018 quando existiam 158 mil desempregados.
“É um cenário preocupante e mostra quão difícil, ainda, é a situação do nosso país. É um quadro que reflete em todas classes econômicas, mas penaliza, sobretudo, a população mais carente das regiões metropolitanas”, citou, observando a necessidade de se criar mecanismos para estimular a geração de emprego e renda, como instrumento de melhora dos indicadores sociais.